"Pensávamos que o nosso futuro estava nas estrelas, hoje acreditamos que está nos nossos genes"

James Crick

11 de maio de 2010

Eugenia

  
   A Eugenia é uma tentativa de garantir que cada pessoa nasça com as melhores qualidades, eliminando toda danificação genética. O século XXI será testemunha de uma grande explosão de conhecimentos e de actividades, uma vez que o código genético do DNA foi quebrado.

   O que parece ser uma nobre causa em si mesma, permitiu aos nazistas tentar criar uma super-raça, eliminando todos aqueles seres humanos que não viviam de acordo com seus padrões. O perigo é que o feto considerado de qualidade inferior poderá ser eliminado (isto é, abortado), como não merecedor da vida.

   Tudo isto é um bem em si, desde que não venha a ser usado como uma manipulação para mudar radicalmente o que a natureza produziu. É necessário respeitar a dignidade do ser humano no seu misterioso processo de existência.  Ao interferir no organismo altera-se a essência da pessoa. É necessário ter muito cuidado quando se faz qualquer intervenção.





Quais serão os limites éticos para o nossos conhecimento? Podemos fazer uma coisa somente porque sabemos como fazer? O conhecimento de si mesmo permite-nos fazer a experiência que queremos?
Devemos, só porque podemos?

3 comentários:

  1. As vossas apresentações são simplesmente fabulosas!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu sou contra a Eugenia, acho que é mais uma vertente da discriminação.

    ResponderEliminar
  3. Penso que não é porque podemos fazer certas coisas que as devel«mos de fazer.... Para tudo é necessario uma medida

    ResponderEliminar